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Transporte

As cooperativas de transporte são sempre uma referência, seja ao pegar um táxi ou ônibus, na escolha de um serviço de entrega, ou mesmo na procura de quem faça o transporte escolar, também contempla cooperativas que se dedicam ao transporte turístico, oferecendo os serviços de transfers e passeios de bugue, por exemplo. Há mais de 2 décadas, o cooperativismo organiza a prestação de serviços de transporte de cargas e de passageiros no Brasil, promovendo a profissionalização e melhores condições de trabalho aos pequenos e médios transportadores.

Em 2023, a representatividade e a relevância do setor também podem ser vistas nos números:

0

0 mil

0 mil

Cooperativas

Cooperados

Empregos diretos

Ícone aperto de mão

cooperativas

2023

0

2022

0

2021

0

2020

0

2019

0

Ícone cooperados

cooperados

2023

0

2022

0

2021

0

2020

0

2019

0

Ícone empregados

empregados

2023

0

2022

0

2021

0

2020

0

2019

0

Panorama do Cooperativismo de Transporte no Brasil

N
CO
NE
SE
S
RR
AP
AC
AM
PA
TO
RO
MT
DF
GO
MS
MG
ES
RJ
SP
PR
SC
RS
MA
PI
BA
CE
PE
RN
PB
AL
SE

Segmentação do Ramo Transporte

As cooperativas do Ramo Transporte têm se apresentado como uma das formas mais eficientes e representativas para a organização do transportador autônomo, possibilitando oportunidades de trabalho, geração de renda e valorização da atividade, uma vez que os profissionais são donos do próprio negócio. Além disso, o ramo é conhecido também por sua diversidade, englobando os segmentos de: transporte rodoviário de carga, transporte aéreo de cargas, transporte náutico de cargas, transporte coletivo de passageiros, transporte individual de passageiros.

Neste contexto, cabe destacar que o transporte rodoviário de cargas representa 49% das atividades do ramo, somando 438 cooperativas. Por sua vez, as cooperativas que realizam o transporte coletivo e individual de passageiros, participam com 43% e 20% do setor, respectivamente.

Atuação das cooperativas por segmentos

Cargas / Rodoviário

44.6

%
Passageiros / Coletivo

36.6

%
Passageiros / Individual

17.2

%
Cargas / Nautico

1

%
Demais serviços

0.1

%
Bens de fornecimento

0.1

%
Insumos

0.1

%
Produtos não industrializados de origem vegetal

0.1

%
Serviços

0.1

%

Indicadores Financeiros

Nos últimos anos, o setor de transporte foi fundamental para o desenvolvimento do Produto Interno Bruto (PIB) e o cooperativismo foi fundamental nesse cenário. Os números de nossas cooperativas reforçam o potencial do Ramo Transporte para ampliar o tamanho das frotas, levando transporte de qualidade para as cidades brasileiras. Seja táxi, moto, van, ônibus ou caminhão, o cooperativismo oferece condições para que seus cooperados exerçam sua profissão com mais competitividade e oportunidades.

Em 2023, os indicadores financeiros do cooperativismo de transporte são mais uma evidência de seu impacto na sociedade:

0 bilhões

Em ativos totais

um aumento de 66% em relação ao ano anterior

0 bilhões

Em ingressos do exercício

um aumento de 59% em relação ao ano anterior

Indicadores Financeiros do Cooperativismo de Transporte

2021
2022
2023
Ingressos
6.1 BI
9.6 BI
10.2 BI
Ativo total
1.6 BI
5.4 BI
2.9 BI
Capital social
218.5 MI
352.5 MI
321.8 MI
Sobras do Exercício
103.7 MI
237.1 MI
233.2 MI

Outros números mostram o retorno das cooperativas de infraestrutura para sociedade:

0 bilhões

recolhidos aos cofres públicos em 2022

0 bilhões

investidos em salários e benefícios aos seus funcionários.

Proporção de tributos e despesas com pessoal

(Ramo Transporte)

Tributos sobre vendas e serviços

Despesas com pessoal

0%
0%

Mais de R$ 0 milhões em tributos e despesas com pessoal

Intercooperação é Negócio

Intercooperar não é só um princípio do cooperativismo, é também uma forma inteligente e eficiente de fazer negócios com foco em mais cooperação e menos competição. Essa estratégia de mercado ocorre por meio de parcerias e negociações entre duas ou mais cooperativas, do mesmo ramo ou de ramos diferentes, que firmam acordos comerciais, de prestação de serviços, de cooperação técnica ou financeira. Em suma, a intercooperação tem se mostrado uma estratégia essencial para o fortalecimento do Ramo Transporte do cooperativismo brasileiro. No entanto, para que essa intercooperação seja realmente efetiva, é fundamental investir também na qualificação dos profissionais envolvidos.

Em 2023:

0 %

das Cooperativas de Transporte fizeram negócios com Cooperativas de Crédito

0 %

das Cooperativas de Transporte adquiriram produtos de Cooperativas de Trabalho

0 %

das Cooperativas de Transporte adquiriram produtos de Cooperativas de Transporte

0 %

das Cooperativas de Transporte utilizaram planos de saúde de Cooperativas de Saúde

Dados Complementares

Cada dia mais, transportadores de todo o país têm descoberto as vantagens do modelo cooperativista: a oportunidade para quem deseja unir um bom negócio, pautado na interação com a sociedade e na preocupação com a sustentabilidade.

Atualmente, a frota das cooperativas de transporte de cargas soma aproximadamente 37 mil veículos. Os implementos rodoviários (semi-reboque) representam 51% da frota, ao passo que os automotores representam 49%.

Composição da frota por tipo de veículo e despesas com pessoal

2022

0

2021

0

2020

0

2019

0

2022

0

2021

0

2020

0

2019

0

2022

0

2021

0

2020

0

2019

0

2022

0

2022

0

2020

0

2019

0

Idade da frota de veículos

até 5 anos

8323

6 a 10 anos

5871

11 a 15 anos

8570

16 a 20 anos

4825

Mais de 21 anos

8585

Fonte: Sitcarga

Desafios e Oportunidades

O cooperativismo de transporte passa por importantes transformações, provocadas pelos avanços tecnológicos, a digitalização e a consequente necessidade dos negócios se reinventarem. As relevantes mudanças nos hábitos de consumo da sociedade e na relação entre consumidores e organizações já são realidade.

No cenário de elevações sucessivas do principal insumo do transporte, o combustível, o desafio das cooperativas de se manterem competitivas nos diversos mercados em que atuam é ainda maior. Para o segmento de passageiros, os desafios também são grandes. O setor busca desenvolver estratégias para manter fidelizados os clientes, além de obter parcerias para o redesenho de seus modelos de negócios.

Em uma perspectiva futura, a mobilidade será predominantemente, porta a porta e sob demanda. Isso sem contar no crescimento dos serviços de economia compartilhada. A tendência é que os consumidores busquem, cada vez mais, formas alternativas de locomoção, mais baratas, flexíveis e sustentáveis. As fronteiras entre transporte privado, compartilhado e público também tendem a ser cada vez menores. É certo que o futuro reserva muitos outros desafios, mas nossas cooperativas seguirão trabalhando em melhorias contínuas para estarem aptas e preparadas para lidar com qualquer mudança que possa surgir.

Em resumo, o cooperativismo de transporte enfrenta desafios relacionados à regulamentação, tecnologia e adaptação às demandas do mercado. No entanto, também possui oportunidades de crescimento, diversificação de serviços, intercooperação e contribuição para a sustentabilidade. Com planejamento estratégico e investimento em capacitação, o Ramo Transporte pode superar os desafios e aproveitar as oportunidades para oferecer serviços cada vez melhores à população.

Por fim, o Ramo Transporte tem a oportunidade de contribuir para a construção de um futuro sustentável, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Isso pode ser feito por meio de práticas de governança democrática, propriedade compartilhada e compromisso com o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atuam

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