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Transporte

As cooperativas de transporte são sempre uma referência, seja ao pegar um táxi ou ônibus, na escolha de um serviço de entrega, ou mesmo na procura de quem faça o transporte escolar. O ramo também contempla cooperativas que se dedicam ao transporte turístico, oferecendo os serviços de transfers e passeios de bugue, por exemplo. Há mais de 2 décadas, o cooperativismo organiza a prestação de serviços de transporte de cargas e de passageiros no Brasil, reunindo cooperados que são donos ou que têm permissão para uso do veículo. Tal modelo de negócios coletivo promove a profissionalização e melhores condições de trabalho aos pequenos e médios transportadores.

A presença marcante e importância do ramo também podem ser observadas por meio dos dados:

0

0 mil

0 mil

Cooperativas

Cooperados

Empregos diretos

2024

0

2023

0

2022

0

2024

0

2023

0

2022

0

2024

0

2023

0

2022

0

Panorama do Cooperativismo de Transporte no Brasil

N
CO
NE
SE
S
RR
AP
AC
AM
PA
TO
RO
MT
DF
GO
MS
MG
ES
RJ
SP
PR
SC
RS
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PI
BA
CE
PE
RN
PB
AL
SE

Segmentação do Ramo Transporte

As cooperativas do Ramo Transporte têm se apresentado como uma das formas mais eficientes e representativas para a organização do transportador autônomo, possibilitando oportunidades de trabalho, geração de renda e valorização da atividade, uma vez que os profissionais são donos do próprio negócio.

Além disso, o ramo é conhecido também por sua diversidade, englobando os segmentos de: bens de fornecimento, transporte rodoviário de carga, transporte aéreo de cargas, transporte náutico de cargas, transporte coletivo de passageiros e o transporte individual de passageiros. Neste contexto, cabe destacar que o transporte rodoviário de cargas representa 49% das atividades do ramo, somando 438 cooperativas. Por sua vez, as cooperativas que realizam o transporte coletivo e individual de passageiros, participam com 43% e 20% do setor, respectivamente.

Atuação das cooperativas por segmentos

Insumos e bens de fornecimento

47

%
Produtos não industrializados de origem vegetal

42

%
Produtos não industrializados de origem animal

28

%
Serviços

25

%
Produtos industrializados de origem vegetal

20

%

Indicadores Financeiros

Apesar do impacto da Covid-19 nos últimos dois anos, o setor de transporte foi fundamental para o desenvolvimento do Produto Interno Bruto (PIB). Segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), em 2021 o setor apresentou crescimento de 11,4%. Além disso, nesse mesmo período foram criados 79.796 postos formais de trabalho. E o cooperativismo de transporte foi fundamental nesse cenário. Os números de nossas cooperativas reforçam o potencial do Ramo Transporte para ampliar o tamanho das frotas, levando transporte de qualidade para as cidades brasileiras. Seja táxi, moto, van, ônibus ou caminhão, o cooperativismo de transporte oferece condições para que seus cooperados exerçam sua profissão com mais competitividade e oportunidades.

Os indicadores financeiros do cooperativismo de transporte são mais uma evidência de seu impacto na sociedade:

0 bilhões

Em ativos totais

um aumento de 66% em relação ao ano anterior

0 bilhões

Em ingressos do exercício

um aumento de 59% em relação ao ano anterior

Indicadores Financeiros do Cooperativismo de Transporte

2021
2022
2023
Ativo total
414,900
414,900
414,900
Capital social
55.3 MI
55.3 MI
55.3 MI
Ingressos
655.5 MI
655.5 MI
655.5 MI
Sobras do Exercício
23.0 MI
23.0 MI
23.0 MI

Outros números mostram o retorno das cooperativas de infraestrutura para sociedade:

0 bilhões

recolhidos aos cofres públicos em 2022

0 bilhões

investidos em salários e benefícios aos seus funcionários.

Proporção de tributos e despesas com pessoal

(Ramo Transporte)

Tributos sobre vendas e serviços

Despesas com pessoal

0%
0%

Mais de R$ 0 milhões em tributos e despesas com pessoal

Intercooperação é Negócio

Intercooperar não é só um princípio do cooperativismo, é também uma forma inteligente e eficiente de fazer negócios com foco em mais cooperação e menos competição. Essa estratégia de mercado ocorre por meio de parcerias e negociações entre duas ou mais cooperativas, do mesmo ramo ou de ramos diferentes, que firmam acordos comerciais, de prestação de serviços, de cooperação técnica ou financeira. Assim essas ações conjuntas de cooperação e intercooperação podem ser o ponto de virada para gerar prosperidade, principalmente em momentos de adversidade e recuperação da sociedade frente aos efeitos da crise sanitária mundial que permeou a vida das pessoas nos últimos anos.

Em 2023:

0 %

das Cooperativas de Transporte fizeram negócios com

Cooperativas de Crédito

0 %

das Cooperativas de Transporte adquiriram produtos de

Cooperativas de Trabalho

0 %

das Cooperativas de Transporte adquiriram produtos de

Cooperativas de Transporte

0 %

das Cooperativas de Transporte utilizaram planos de saúde de

Cooperativas de Saúde

Dados Complementares

Cada dia mais, transportadores de todo o país têm descoberto as vantagens do modelo cooperativista: a oportunidade para quem deseja unir um bom negócio, pautado na interação com a sociedade e na preocupação com a sustentabilidade.

Atualmente, a frota das cooperativas de transporte de cargas soma aproximadamente 37 mil veículos. Os implementos rodoviários (semi-reboque) representam 51% da frota, ao passo que os automotores representam 49%.

Composição da frota por tipo de veículo e despesas com pessoal

2022

0

2021

0

2020

0

2019

0

2022

0

2021

0

2020

0

2019

0

2022

0

2021

0

2020

0

2019

0

2022

0

2022

0

2020

0

2019

0

Idade da frota de veículos

até 5 anos

8323

6 a 10 anos

5871

11 a 15 anos

8570

16 a 20 anos

4825

Mais de 21 anos

8585

Fonte: Sitcarga

Desafios e Oportunidades

Vivenciamos um momento ímpar da história mundial. A pandemia nos mostrou, acima de tudo, o alcance da cooperação como mola propulsora do desenvolvimento. Quem pega táxi ou ônibus, contrata serviço de entregas ou ainda procura transporte escolar para crianças, sempre pode contar com uma cooperativa de transporte de passageiros ou cargas.

Nesse contexto, o cooperativismo de transporte passa por importantes transformações, provocadas pelos avanços tecnológicos, a digitalização e a consequente necessidade dos negócios se reinventarem. As relevantes mudanças nos hábitos de consumo da sociedade e na relação entre consumidores e organizações já são realidade.

Para o segmento de transporte de cargas, todo o cenário de isolamento social provocado pela pandemia apresentou oportunidades de crescimento, que foram aproveitadas rapidamente pelas cooperativas. Elas passaram a ter forte presença no delivery, atuando, inclusive, em parceria com grandes plataformas de e-commerce.

Como o tempo de entrega e o custo do frete são fatores críticos que estão diretamente relacionados à decisão de compra dos consumidores, as cooperativas vêm firmando parcerias estratégicas para operacionalizar esses serviços com qualidade e eficiência.

No cenário de elevações sucessivas do principal insumo do transporte, o combustível, o desafio das cooperativas de se manterem competitivas nos diversos mercados em que atuam é ainda maior. Para o segmento de passageiros, os desafios também são grandes. O setor busca desenvolver estratégias para manter fidelizados os clientes, além de obter parcerias para o redesenho de seus modelos de negócios.

O cenário atual econômico trouxe para o cooperativismo de transporte importantes reflexões e aprendizados. A aceleração do processo de digitalização, por exemplo, deixou ainda mais evidente a necessidade dos negócios se reinventarem e estarem cada vez mais atentos a tendências e a mudanças nos hábitos de consumo e na relação entre consumidores e organizações.

Em uma perspectiva futura, a mobilidade será predominantemente, porta a porta e sob demanda. Isso sem contar no crescimento dos serviços de economia compartilhada. A tendência é que os consumidores busquem, cada vez mais, formas alternativas de locomoção, mais baratas, flexíveis e sustentáveis. As fronteiras entre transporte privado, compartilhado e público também tendem a ser cada vez menores. É certo que o futuro reserva muitos outros desafios, mas nossas cooperativas seguirão trabalhando em melhorias contínuas para estarem aptas e preparadas para lidar com qualquer mudança que possa surgir.

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