Apresentação
Após dois anos de incertezas, o mundo começa a dar os primeiros passos em direção a um novo momento. A pandemia da Covid-19, que se alastrou rapidamente e demandou respostas rápidas e adaptação de todas as organizações, parece finalmente estar controlada. A imprevisibilidade gerada pela crise sanitária fará com que o Brasil enfrente grandes desafios para crescimento nos cenários futuros. E no contexto da retomada econômica, as cooperativas possuem uma grande oportunidade: a de se tornarem protagonistas.
Mesmo diante de muitos obstáculos, nossas cooperativas, mais uma vez, superaram as expectativas e provaram, com resultados positivos, que a chave do sucesso está na colaboração e na construção conjunta.
E nesse cenário, o cooperativismo tende a seguir em ascensão, uma vez que a crise fez com que mais pessoas se aproximassem de soluções coletivas, como as apresentadas em nosso modelo de negócio. Tendo as pessoas como centro e priorizando o trabalho colaborativo, promovemos desenvolvimento e prosperidade para toda sociedade.
E é movido por esse propósito que o Sistema OCB, junto de todas as cooperativas, exerce o papel de fortalecer, representar e defender o cooperativismo brasileiro, fazendo com que seja cada vez mais conhecido e respeitado por todos. E para ressaltar o impacto socioeconômico do nosso movimento, apresentamos o Anuário do Cooperativismo Brasileiro de 2022.
Disponibilizando para cooperativas, imprensa, organismos públicos e privados, o estudo apresenta os números que poderão servir de insumo para subsidiar estratégias destinadas ao crescimento do setor e ressalta a potência do cooperativismo enquanto modelo econômico sustentável.
Atualmente, nosso movimento abrange mais de:
4,8 mil
Cooperativas
17 milhões
DE CooperaDOS
455 mil
Empregos
O foco do Sistema OCB é trabalhar para fortalecer o papel das cooperativas na agenda estratégica do país, com a efetivação de políticas públicas que estimulem ainda mais nossa atuação. Queremos viabilizar soluções e oferecer serviços que contribuam para uma presença cada vez mais expressiva das nossas cooperativas em todos os setores da economia, e que reflita em crescimento com inclusão e sustentabilidade.