0
COOPERATIVAS
*Número referente às
registradas na OCB
até a data de 31/12/2022.
As cooperativas são organizações de pessoas que se unem voluntariamente para atender às suas necessidades e aspirações econômicas, sociais e culturais em comum. Esse modelo de negócio, baseado em cooperação, solidariedade, democracia, sustentabilidade e equidade vai ao encontro do desenvolvimento econômico e social que buscamos para o Brasil.
Organizadas em sete ramos (Agropecuário, Consumo, Crédito, Infraestrutura, Saúde, Trabalho, Produção de Bens e Serviços e Transporte) as cooperativas são agentes fundamentais para a promoção de desenvolvimento nos estados brasileiros. Em 2022, contamos com 4.693 cooperativas registradas junto ao Sistema OCB, presentes em mais de 1.415 municípios, levando produtos e serviços de qualidade, preço justo e com responsabilidade socioambiental à população.
Nos últimos anos houve uma redução no número de cooperativas em razão de um movimento de reorganização do setor para adaptação às mudanças no mercado, buscando realizar fusões ou incorporações para obterem ganho de escala, maior eficiência e redução de custos operacionais. Esse movimento, que acontece em diversos países do mundo, não significa que o cooperativismo está menor, especialmente quando consideramos o aumento significativo no número de cooperados e de indicadores econômicos.
Número de cooperativas por ano
0. 0
2021
0. 0
2022
0. 0
2023
257 novas cooperativas registradas no Sistema OCB em 2023. Acesse o SejaCoop no nosso site institucional e entenda como registrar uma cooperativa.
SouCoop!
Distribuição de Cooperativas por UF
Tempo de atuação das
cooperativas
brasileiras
0. 0
Cooperativas
com mais de 20 anos de atuação no mercado
0%
Das empresas
fecham as portas com menos de
10 anos de atividadeAs cooperativas atuam em todos os setores da economia e são importantes agentes de mercado, que levam prosperidade para as pessoas, os negócios e as comunidades onde estão presentes. A relevância do cooperativismo fica ainda mais evidentes em momentos de turbulência, como crises política, econômica e sanitária, uma vez que as cooperativas se adaptam e demonstram resiliência e solidez do negócio.
Antes mesmo da crise econômica causada pela pandemia, mais de 70% das empresas do país fechavam as portas com menos de dez anos de atividade.
Já as cooperativas tendem a ter uma maior longevidade do que as empresas tradicionais devido à sua estrutura de propriedade e gestão baseada na cooperação e no interesse mútuo dos seus membros. Atualmente, o movimento conta com 2.465 cooperativas com mais de 20 anos de atuação no mercado.
Cooperativas no Brasil
por tempo de atuação