4,8 mil

COOPERATIVAS

*Número referente às cooperativas
registradas na OCB até a data de 31/12/2021.

Vivemos em um mundo altamente conectado, onde as pessoas têm cada vez mais acesso à informação e cultivam crescentemente uma cultura da participação e do compartilhamento. E é diante desse cenário que nossas cooperativas assumem, cada dia mais, o papel de protagonistas do mercado. Afinal, quando ainda nem se falava em internet, o cooperativismo já tinha o propósito de reunir pessoas em prol de um objetivo comum, dividir responsabilidades, compartilhar desafios e resultados.

Presente em segmentos diversos como no mercado financeiro, na agropecuária,na saúde, na educação, na geração e distribuição de energia, na mineração, no transporte e no setor habitacional e de consumo, o cooperativismo é, sem dúvida, um agente fundamental para a promoção do desenvolvimento em todos os estados brasileiros.

Atualmente, contamos com 4.880 cooperativas registradas em nossa base! Atuantes nos sete ramos do cooperativismo, elas oferecem ao mercado e à população produtos e serviços de qualidade e com a marca coop.

Número de cooperativas por ano

5.314

2021


4.868

2022


4.880

2023

Ícone do site SouCoop

Em 2020, tivemos 161 novas cooperativas registradas junto ao Sistema OCB de forma on-line pelo

SouCoop!

Distribuição de Cooperativas por UF

N
CO
NE
SE
S
RR
AP
AC
AM
PA
TO
RO
MT
DF
GO
MS
MG
ES
RJ
SP
PR
SC
RS
MA
PI
BA
CE
PE
RN
PB
AL
SE

Tempo de atuação das
cooperativas brasileiras

2.535

Cooperativas

com mais de 20 anos de atuação no mercado

70%

Das empresas

fecham as portas com menos de 10 anos de atividade

Diante de tantos desafios, o cooperativismo demonstra resiliência. Muitas de nossas cooperativas foram constituídas em momentos de adversidade e escassez de recursos, buscando prover melhores condições econômicas, sociais e de trabalho aos seus associados - sua razão de existir. E com esse mesmo ideal, elas seguem firmes nos mais diversos setores produtivos e gerando resultados cada vez mais significativos.

Antes mesmo da crise econômica causada pela pandemia, mais de 70% das empresas do país fechavam as portas com menos de dez anos de atividade.

Já no cooperativismo, a solidez e a sustentabilidade caracterizam o movimento, que conta com 2.535 cooperativas com mais de 20 anos de atuação no mercado.

Cooperativas no Brasil
por tempo de atuação

Ícone de Clique

Baixe agora mesmo todos os dados dessa
página para o seu computador.

Menu Mundo

MENU BRASIL

Cooperados