Metodologia

As informações e análises aqui ilustradas têm como base os dados fornecidos por matrizes de cooperativas brasileiras:

1

Registradas junto ao Sistema OCB, de acordo com a Resolução 66 de dezembro de 2021, até a data de 31/12/2022 e com situação de registro regular ou irregular até 22/01/2023.

2

Os dados possuem como fonte primária o SouCoop e o Desempenho (ferramentas criadas pelo Sistema OCB para consolidar dados de registro, cadastro e indicadores financeiros das cooperativas). As fontes secundárias, quando utilizadas, são especificadas em cada seção.

Acervo Digital

Sabemos o quanto conhecer os dados do cooperativismo é importante, por isso disponibilizamos aqui os gráficos e tabelas apresentados no anuário em formato png! Além disso, você também obterá release e demais materiais de divulgação do nosso produto! Basta preencher o link de cadastro que você conseguirá realizar o download.

Glossário

ATIVO IMOBILIZADO:

O ativo imobilizado é formado pelo conjunto de bens necessários à manutenção das atividades da cooperativa, caracterizados por apresentarem- se na forma tangível (edifícios, máquinas, etc.). São classificados ainda, no imobilizado, os recursos aplicados ou já destinados à aquisição de bens de natureza tangível, mesmo que ainda não em operação, tais como construções em andamento, adiantamentos para aquisição de bens em consórcio, importações em andamento, entre outros. O imobilizado abrange, também, os custos das benfeitorias realizadas em bens locados ou arrendados. O ativo imobilizado é formado pelo conjunto de bens necessários à manutenção das atividades da cooperativa, caracterizados por apresentarem- se na forma tangível (edifícios, máquinas, etc.). São classificados ainda, no imobilizado, os recursos aplicados ou já destinados à aquisição de bens de natureza tangível, mesmo que ainda não em operação, tais como construções em andamento, adiantamentos para aquisição de bens em consórcio, importações em andamento, entre outros. O imobilizado abrange, também, os custos das benfeitorias realizadas em bens locados ou arrendados.

O imobilizado abrange, também, os custos das benfeitorias realizadas em bens locados ou arrendados.

Ativo total:

O ativo total de uma cooperativa é a soma de todos os seus ativos, ou seja, seus bens e direitos. Dessa forma, inclui o ativo circulante, realizável a longo prazo, e permanente, também chamado de não circulante. O ativo é o conjunto de recursos financeiros e econômicos que são administrados pela cooperativa para gerarem mais recursos.

Ato cooperativo:

Conforme o art. 79 da Lei 5.764/71, ato cooperativo é aquele praticado entre a cooperativa e seus cooperados, entre os cooperados e a cooperativa e por cooperativas associadas entre si, com vistas ao atendimento de suas finalidades sociais.

Ícone de Clique

Baixe agora mesmo todos os dados dessa
página para o seu computador.